HISTÓRIA DO ÁBACO
Sua provável origem seja a
Mesopotâmia, cerca de 5.500 anos composto por uma moldura com bastões, ou
arames paralelos no sentido vertical cada um a uma posição digital (unidades,
dezenas, centenas...), considerado uma extensão natural de contar nos dedos
empregando um sistema de cálculo decimal em cada haste com múltiplos de dez,
usado para ensinar operações de somar e subtrair para as crianças.
Em vários países o ábaco foi utilizado, com diferentes funcionalidades, adaptações que são de grande valia para fomentar a diversidade para sua aplicação em sala de aula com um recurso pedagógico favorecendo o processo de ensino-aprendizagem.
ÁBACO MESOPOTÂMICO
Desenvolvido por volta de 2.400 a.c, construído em uma pedra
lisa coberta por areia ou pó, os números eram eventualmente adicionados e as
bolas feitas de pedra ajudavam em sua representatividade.
ÁBACO CHINÊS
“SUAN Pan” é o nome cujo significado é “prato de cálculo”
com cerca de 20 cm e variadas largura de acordo com o fabricante, com cerca de
sete hastes, duas bolas na parte superior e duas par inferior para uso de
números decimais e hexadecimais.
Sua atribuição é semelhante ao ábaco, porém com evidências
de relações comerciais entre Roma e China, funciona com sulcos, podendo
abranger com cálculos mais difíceis por utilizar números hexadecimais.
ÁBACO JAPONÊS
Chamado de “Soboran” cujo significado é “tábua de contar’
foi adaptado cerca de 1.00 d.c, uma adaptação que possibilita obter valores
entre 0 e 9 (VALORES POSSÍVEIS EM CADA COLUNA), ainda hoje é muito utilizado no
Japão, mesmo com aparelhos mais modernos como a calculadora.
ÁBACO RUSSO
Chamado de “Schoty”, com formato comprido em um dos seus
lados, composto por 10 bolas em cada fio (exceto um que tem 4 bolas para o uso
de frações de quartos de rublos (meio de transações monetárias na Rússia e
Tadjquistão),habitualmente utilizado na vertical com fios da esquerda para
direita para facilitar sua visualização e costumam estar pintadas de cores
diferentes diferenciando os algarismos.
Foi muito usado para o ensino nas escolas até os anos 80, e
muito vendido em todos os mercados na antiga União Soviética, visto como
arcaico foi substituído pela calculadora, desde os anos 90 foi introduzido o
ensino com a calculadora.
ÁBACO ROMANO
Usada na forma de cálculo da Roma antiga e na Grécia chamada
de “calculi”.
Contendo oito longos sulcos com até cinco bolas em cada e
oito sulcos menores e contendo um com nenhuma bola.
Com subdivisões para unidades monetárias que possuem
subdivisões em 12 partes e os sulcos menores são utilizados para realizar
frações.
ÁBACO BABILÔNICO
ÁBACO EGÍPCIO
Mencionado pelo historiador grego Crabertotous, que
escreve sobre a maneira do uso de discos (ábacos) pelos egípcios, que era
oposta na direção quando comparada com o grego.
ÁBACO GREGO
Feito de mármore de 194 cm, 75 cm de altura e 4,5 cm de
espessura, descoberto em 1946, com cinco grupos de marcação com o objetivo de
facilitar a resolução de cálculos matemáticos que seriam mais complexos para
mentalmente.
Ele é conhecido também como ábaco de pinos. Nesse ábaco,
cada pino equivale a uma posição no nosso sistema de numeração, sendo que o
primeiro, da direita para a esquerda representa a unidade, e os próximos
representam à dezena, a centena, a unidade de milhar e assim por diante.
ÁBACO ASTECA
O ábaco asteca surgiu em 900 – 1000 d.c, contas feitas com
grãos de milho, atravessados por cordéis em uma armação de madeira, composto por
sete linhas e 13 colunas (o número 7 é sagrado e o número 13 correspondem a
contagem em períodos de 13 dias) são números importantes na civilização asteca.
Em todo o mundo, os ábacos têm sido utilizados no âmbito
escolar como auxílio ao ensino do sistema numérico e da aritmética.
Os alunos podem aprender a usar o ábaco para contar e registrar
quantidades. Baseado no nosso sistema de numeração com base 10, cada bola
e cada fio têm exatamente o mesmo valor e, utilizado desta maneira, pode ser
utilizado para representar números acima de 100. A vantagem educacional mais
significante em utilizar um ábaco é poder levar o aluno a refletir sobre
o valor posicional e as regras de representação.
ATIVIDADE COM ÁBACO
Objetivo Geral
Que os alunos (as) conheçam e manuseiem o ábaco e usufruam
das utilidades do mesmo para resolver cálculos matemáticos.
Material Utilizado
Ábaco Escolar Aberto podendo ser usando individualmente ou
em dupla.
Faixa Etária
A partir de 6 anos de idade.
Contribuições
Que os alunos sejam incentivados a usarem a concentração,
coordenação motora grossa, socialização.
1) IDENTIFICAÇÃO DE NÚMEROS DECIMAIS.
Atividade
que necessita de atenção e cálculo por meio da identificação de valores e
descrever o valor representado pela imagem contida no ábaco.
2)
ADIÇÃO
Atividade que tem
por objetivo que os alunos realizem a soma sugerida e representem o resultado na
imagem do ábaco abaixo.
a) 30 + 45=
b) 43 + 34=
c) 65 + 31=
c) 65 + 31=
Devolutiva
sobre a criança e a atividade com o ábaco
A atividade foi realizada com uma
menina (Victória de 9 anos de idade), aluna do 4º ano do ensino fundamental.
Tempo estimado: 1 (uma) hora de
duração.
Roteiro:
·
Foi iniciado com a apresentação do ábaco (até
então desconhecida pela criança).
·
Foram apresentadas as cores relacionadas a cada
unidade de medida.
·
Apresentação da ordem numérica relacionada à
unidade (0-9), de (10-99), e de (100 – 999) e de (1000.....), de forma
resumida, para elucidar e reforçar os conhecimentos prévios da criança.
·
Uma representação prática e progressiva iniciado
com unidade (o número 5), dezena (número 17), centena (226) e unidade de milhar
(2015).
QUESTÕES DESAFIADORAS
Partindo da premissa da
apresentação do ábaco algumas questões foram feitas à criança.
1)
É difícil utilizar o ábaco para poder
aprender as quantidades e representar os números?
R: Não é difícil, foi muito legal, e aprendi coisa nova.
R: Não é difícil, foi muito legal, e aprendi coisa nova.
2)
Quando foi utilizada a operação de soma e a
representação do resultado no ábaco foi algo mais difícil, ou não mudou ter
acrescentado o cálculo e a representação?
R: Ficou difícil por que é mais coisa pra fazer.
R: Ficou difícil por que é mais coisa pra fazer.
3)
O que foi de legal e bom aprender nesta
atividade, ou algo de ruim e que não gostou?
R: Foi legal as peças coloridas, e aprendi e vou brincar com minhas amigas quando elas vierem aqui em casa vamos brincar de escolinha e eu vou ser a professora.
R: Foi legal as peças coloridas, e aprendi e vou brincar com minhas amigas quando elas vierem aqui em casa vamos brincar de escolinha e eu vou ser a professora.
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