HISTÓRIA DO ÁBACO E ATIVIDADES PRÁTICAS

HISTÓRIA DO ÁBACO

Sua provável origem seja a Mesopotâmia, cerca de 5.500 anos composto por uma moldura com bastões, ou arames paralelos no sentido vertical cada um a uma posição digital (unidades, dezenas, centenas...), considerado uma extensão natural de contar nos dedos empregando um sistema de cálculo decimal em cada haste com múltiplos de dez, usado para ensinar operações de somar e subtrair para as crianças.










Em vários países o ábaco foi utilizado, com diferentes funcionalidades, adaptações que são de grande valia para fomentar a diversidade para sua aplicação em sala de aula com um recurso pedagógico favorecendo o processo de ensino-aprendizagem.

ÁBACO MESOPOTÂMICO

Desenvolvido por volta de 2.400 a.c, construído em uma pedra lisa coberta por areia ou pó, os números eram eventualmente adicionados e as bolas feitas de pedra ajudavam em sua representatividade.





ÁBACO CHINÊS

“SUAN Pan” é o nome cujo significado é “prato de cálculo” com cerca de 20 cm e variadas largura de acordo com o fabricante, com cerca de sete hastes, duas bolas na parte superior e duas par inferior para uso de números decimais e hexadecimais.
Sua atribuição é semelhante ao ábaco, porém com evidências de relações comerciais entre Roma e China, funciona com sulcos, podendo abranger com cálculos mais difíceis por utilizar números hexadecimais.






ÁBACO JAPONÊS

Chamado de “Soboran” cujo significado é “tábua de contar’ foi adaptado cerca de 1.00 d.c, uma adaptação que possibilita obter valores entre 0 e 9 (VALORES POSSÍVEIS EM CADA COLUNA), ainda hoje é muito utilizado no Japão, mesmo com aparelhos mais modernos como a calculadora.




ÁBACO RUSSO

Chamado de “Schoty”, com formato comprido em um dos seus lados, composto por 10 bolas em cada fio (exceto um que tem 4 bolas para o uso de frações de quartos de rublos (meio de transações monetárias na Rússia e Tadjquistão),habitualmente utilizado na vertical com fios da esquerda para direita para facilitar sua visualização e costumam estar pintadas de cores diferentes diferenciando os algarismos.
Foi muito usado para o ensino nas escolas até os anos 80, e muito vendido em todos os mercados na antiga União Soviética, visto como arcaico foi substituído pela calculadora, desde os anos 90 foi introduzido o ensino com a calculadora.








ÁBACO ROMANO

Usada na forma de cálculo da Roma antiga e na Grécia chamada de “calculi”.
Contendo oito longos sulcos com até cinco bolas em cada e oito sulcos menores e contendo um com nenhuma bola.
Com subdivisões para unidades monetárias que possuem subdivisões em 12 partes e os sulcos menores são utilizados para realizar frações.





ÁBACO BABILÔNICO

Criado por volta de 2.700 a.c, cogitam ser o primeiro ábaco, mas apresentou problemas, utilizado para realização de operações com o sistema numérico sexagesimal.







ÁBACO EGÍPCIO
Mencionado pelo historiador grego Crabertotous, que escreve sobre a maneira do uso de discos (ábacos) pelos egípcios, que era oposta na direção quando comparada com o grego.







ÁBACO GREGO

Feito de mármore de 194 cm, 75 cm de altura e 4,5 cm de espessura, descoberto em 1946, com cinco grupos de marcação com o objetivo de facilitar a resolução de cálculos matemáticos que seriam mais complexos para mentalmente.








Ele é conhecido também como ábaco de pinos. Nesse ábaco, cada pino equivale a uma posição no nosso sistema de numeração, sendo que o primeiro, da direita para a esquerda representa a unidade, e os próximos representam à dezena, a centena, a unidade de milhar e assim por diante.






ÁBACO ASTECA
O ábaco asteca surgiu em 900 – 1000 d.c, contas feitas com grãos de milho, atravessados por cordéis em uma armação de madeira, composto por sete linhas e 13 colunas (o número 7 é sagrado e o número 13 correspondem a contagem em períodos de 13 dias) são números importantes na civilização asteca.



ÁBACO ESCOLAR


Em todo o mundo, os ábacos têm sido utilizados no âmbito escolar como auxílio ao ensino do sistema numérico e da aritmética. Os alunos podem aprender a usar o ábaco para contar e registrar quantidades. Baseado no nosso sistema de numeração com base 10, cada bola e cada fio têm exatamente o mesmo valor e, utilizado desta maneira, pode ser utilizado para representar números acima de 100. A vantagem educacional mais significante em utilizar um ábaco é poder  levar o aluno a refletir sobre o valor posicional e as regras de representação.


ATIVIDADE COM ÁBACO




Objetivo Geral
Que os alunos (as) conheçam e manuseiem o ábaco e usufruam das utilidades do mesmo para resolver cálculos matemáticos.
Material Utilizado
Ábaco Escolar Aberto podendo ser usando individualmente ou em dupla.
Faixa Etária
A partir de 6 anos de idade.
Contribuições
Que os alunos sejam incentivados a usarem a concentração, coordenação motora grossa, socialização.
1)      IDENTIFICAÇÃO DE NÚMEROS DECIMAIS.










                      Atividade que necessita de atenção e cálculo por meio da identificação de valores e descrever o valor representado pela imagem contida no ábaco.

2)      ADIÇÃO
Atividade que tem por objetivo que os alunos realizem a soma sugerida e representem o resultado na imagem do ábaco abaixo.

a) 30 + 45=
b) 43 + 34=
c) 65 + 31=







                     Devolutiva sobre a criança e a atividade com o ábaco
A atividade foi realizada com uma menina (Victória de 9 anos de idade), aluna do 4º ano do ensino fundamental.
Tempo estimado: 1 (uma) hora de duração.
Roteiro:
·         Foi iniciado com a apresentação do ábaco (até então desconhecida pela criança).
·         Foram apresentadas as cores relacionadas a cada unidade de medida.
·         Apresentação da ordem numérica relacionada à unidade (0-9), de (10-99), e de (100 – 999) e de (1000.....), de forma resumida, para elucidar e reforçar os conhecimentos prévios da criança.
·         Uma representação prática e progressiva iniciado com unidade (o número 5), dezena (número 17), centena (226) e unidade de milhar (2015).

QUESTÕES DESAFIADORAS

Partindo da premissa da apresentação do ábaco algumas questões foram feitas à criança.
1)      É difícil utilizar o ábaco para poder aprender as quantidades e representar os números?
R: Não é difícil, foi muito legal, e aprendi coisa nova.
2)      Quando foi utilizada a operação de soma e a representação do resultado no ábaco foi algo mais difícil, ou não mudou ter acrescentado o cálculo e a representação?
R: Ficou difícil por que é mais coisa pra fazer.
3)      O que foi de legal e bom aprender nesta atividade, ou algo de ruim e que não gostou?
R: Foi legal as peças coloridas, e aprendi e vou brincar com minhas amigas quando elas vierem aqui em casa vamos brincar de escolinha e eu vou ser a professora.

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