HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

                        A história da Matemática constitui em um valioso instrumento para o ensino/aprendizagem desta disciplina, cada conceito que foi introduzido nesta ciência que possibilitam estabelecer conexões com a História, Filosofia, Geografia e várias outras manifestações de cultura, aspectos humanos do seu desenvolvimento, suas ideias e estudar as circunstâncias.
Na história da Matemática nos depararemos com teorias que hoje aparecem acabadas, desafios estes que os matemáticos enfrentaram e com grandes esforços para desvendá-los.
Datas denotam que durante toda a vida do homem a matemática esteve presente, Os textos matemáticos (em escrita cuneiforme) mais antigos foram encontrados na Mesopotâmia, algumas delas estão listadas a seguir, e seus respectivos acontecimentos.
3500 a.c
                         i.        Antigo Sistema de Numeração.
3100 a.c
                         i.        História da matemática no Egito.
                       ii.        Regra da Falsa Posição.
                      iii.        Métodos de Multiplicação e Divisão dos Egípcios.
                      iv.        Neste período Na China, é inventado o ábaco, primeiro instrumento mecânico para calcular. São criadas as tabuadas e o cálculo de área é desenvolvido.
2600 a.c
                         i.        Resolução de Equações de 2.o grau.
2100 a.c
                         i.        História da matemática na Babilônia.
1850 a.c
                         i.        Papiro Moscou.
1650 a.c
                         i.        Papiro Rhind.
625 a.c
                         i.        O Cálculo da altura das pirâmides.
                       ii.        Tales de Mileto.
                      iii.        Cálculo da distância de navios no mar.
580 a.c
                         i.        Números Pares e Ímpares.
                       ii.        Números Figurados.
                      iii.        Teorema de Pitágoras.
                      iv.        Pitágoras de Samos.
                        v.        Números amigos.
                      vi.        Números primos e compostos.
                     vii.        Máximo divisor comum e Mínimo múltiplo comum.
                    viii.        Números perfeitos.
                      ix.        Secção Áurea.
440 a.c
                         i.        Duplicação do cubo.
440 a.c
                         i.        Quadratura do círculo.
430 a.c
                         i.        O início da trigonometria.
428 a.c
                         i.        Trissecção do ângulo.
425 a.c
                         i.        Trissectriz ou quadratriz de Hipias.
300 a.c
                         i.        Euclides e os "Elementos".
287 a.c
                         i.        Arquimedes.
                       ii.        Método clássico para cálculo de pi.
276 a.c
                         i.        A medida do raio da Terra.
262 a.c
                         i.        As Cônicas.
250 a.c
                         i.        Sistema de numeração Indo-Arábico.
240 a.c
                         i.        Conchóide de Nicomedes.
196 a.c
                         i.        Pedra de Roseta.
60 d.c
                         i.        Aritmética de Nicômaco.
825 d.c
                         i.        A Álgebra de Al-Khowârizmî.
1400 d.c
                         i.        Leonardo de Pisa (Fibonacci).
1545 d.c
                         i.        A Introdução dos Números Complexos.
                       ii.        Ars Magna.
1623 d.c
                         i.        Blaise Pascal.
1628 d.c
                         i.        O início da Geometria Analítica.
1791 d.c
                         i.        George Peacock.
1801 d.c
                         i.        A Primeira Definição Abstrata de Grupo.
1801 d.c
                         i.        A Abstração em Álgebra.
                       ii.        Grupos de Permutações.
1806 d.c
                         i.        Augustus De Morgan.
1815 d.c
                         i.        George Boole.
1821 d.c
                         i.        Arthur Cayley.
1831 d.c
                         i.        Dedekind: a fundamentação dos números reais.
1835 d.c
                         i.        Willian Rowan Hamilton.
1858 d.c
                         i.        Axiomas de Peano.

Abrangendo temáticas, premissas que estão relacionas em conteúdos listados a seguir.

TÓPICOS MATEMÁTICOS.
Álgebra.
Análise.
Física.
Fundamentos.
Geometria.
Geometria Analítica.
Geometria Espacial.
Geometria espacial.
Geometria Plana.
Geometria plana.
Matemática Aplicada.
Matemática Elementar.
Trigonometria.


 O conceito de número, em seu processo inicial, o professor tem o dever de intervir, a fim de que a matemática não se torne um “bicho-papão” para a criança.
                                   Para tanto, o professor/orientador, irá interagir com o aluno, observando, procurando detectar se a criança tem conhecimentos trazidos de casa, o que é recomendável, seus interesses e tudo o que ela deseja aprender no processo de ensino-aprendizagem.
                                   Quando se introduz uma criança ao conhecimento matemático, ela deve estar calcada em material que possam dar suporte ao conhecimento que irá ser adquirido, como por exemplo, o “ábaco” e o material Dourado-Montessori. (destinado a cálculos fundamentais).
                                   Deve o professor interagir, conversar com o aluno, conhecê-lo de tal forma, que possa saber em que série ele poderá aplicar cada atividade e obter melhores resultados.
                                   Assim, situações problemas para estímulo do raciocínio (que ajuda na compreensão da matéria); e jogos (que possam ajudar na memorização) devem fazer parte do ensinamento da matemática.
                                   Em outras palavras, instigar a criança a criticar, refletir para que possa passar para outras etapas na sua aprendizagem, sem, apenas, decorar e sim compreender tudo o que está fazendo, deixando de ser, assim, um ato mecânico, este sim repudiado pela matemática moderna.
                                   Mas, tudo isso, deverá ter uma significação, um contexto para que a criança possa se dar conta do porquê ela está estudando aquela matéria e para que servirá no futuro.
                                   Para auxiliar nesse processo de aprendizado, quando o aluno apresenta dificuldades na resolução de problemas, a intervenção do professor é salutar, porém, não deve o mesmo apressar a criança, nem intimidá-la e sim, auxiliá-la ajudando-a a superar todas as dificuldades, contornando situações e apresentando as diversas variedades de formas de se resolver o problema apresentado.

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